Um dia de Halloween com as crianças do abrigo.

Posted on sábado, outubro 30, 2010

Ao longo do tempo, todas as tradições, por mais que se tente mantê-las intactas, vão-se atualizand
o, perdem e ganham significados, e raras não são as vezes que acabamos por festejar um dia sem saber muito bem porquê. Bem, na verdade sabemos, é mesmo pela festa! A tradição da noite de Halloween tem a sua maior representação nos Estados Unidos e a sua origem não é bem documentada, havendo várias teorias. Uma delas afirma que a sua origem remonta ao povo celta, que a comemorava por considerar que no último dia de verão (calculado a 31 de Outubro) os espíritos ficavam soltos pela terra e tentavam tomar conta dos corpos vivos. Numa tentativa de os afastar e confundir, as gentes vivas colocavam objetos assustadores, como por exemplo caveiras, ossos e abóboras e outros, decorados com caras assustadoras.

O MAIS IMPORTANTE É A FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO, NESTA VEZ NÃO TIVEMOS FESTA NA ESCOLA. O PROFESSOR PAULINO ORGANIZOU UMA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO COM OS ALUNOS DO EJA, PROFESSORES E AS CRIANÇAS NO ABRIGO MUNICIPAL. AS CRIANÇAS FICARAM CONTENTES COM
A PRESENÇA DOS ALUNOS E PROFESSORES, CONVERSARAM MUITO
E NOVAS AMIZADES FORAM FEITAS. 


 


DESTAQUE: A BRUXA BEL QUE TROUXE MUITA ALEGRIA PARA A FESTA

Alunos do "José Penna" prestigiam a Feira de Ciências do Colégio Objetivo.

Posted on sábado, outubro 30, 2010


A E.E. José Penna parabeniza o Colégio Objetivo, pois vivemos em um Mundo em transformação e em um País que busca sua centralização no mundo globalizado. Este é o motivo pelo qual, mais do que nunca, é preciso valorizar a Ciência. A aventura do pensamento ocidental, que começou na Grécia e chegou aos grandes desenvolvimentos tecnológicos e científicos anuais, foi baseada em um procedimento que aliou o conhecer e o experimentar, verificando hipóteses e estabelecendo teorias. Ao longo desta trajetória, o pensamento humano derrubou mitos, aperfeiçoou formas sociais e econômicas.

No site: www.educacao.sp.gov.br - Alunos da rede são selecionados para o Parlamento

Posted on sábado, outubro 30, 2010
Dentre os 94 projetos selecionados para a edição deste ano, 60 são de autoria de alunos da rede estadual, de escolas da Capital, Grande São Paulo, Interior e Litoral e um deles da E.E. José Penna (Aessandra de Castilho Veiga Queiroz - 7ªSérie A. Os estudantes terão a oportunidade de participar de uma sessão especial na Assembleia Legislativa de São Paulo, na qual apresentarão e votarão seus projetos  Os autores dos projetos selecionados terão a oportunidade de participar de uma sessão especial que será realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nos dias 4 e 5 novembro deste ano. Nesta sessão especial, que será conduzida pelos próprios estudantes, serão apresentados e votados os projetos conforme os trâmites previstos pela Casa. O Programa foi instituído pela Assembleia Legislativa com o objetivo de proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de todo o Estado a experiência de conhecer e desempenhar funções pertinentes ao cotidiano de um parlamentar. Para elaborar os projetos, os estudantes tiveram que escolher um entre 12 partidos temáticos, que contemplam as áreas de Cultura, Educação, Natureza, Agricultura, Emprego, Saúde, Segurança Pública, Habitação, Esporte, Juventude, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos. A partir do tema, desenvolveram propostas de melhoria para cada área, em forma de projetos de lei que deverão ser publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo após apreciação na sessão especial. São apreciados 94 projetos, que equivalem ao número de parlamentares em exercício na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Na biblioteca da escola o Prof.Odair que desenvolveu o projeto na 7ª Série A, a Deputada Mirim Aessandra de Castilho Veiga Queiroz e a coordenadora do Ensino Fundamental Angela Miranda.

Acompanhe a entrevista na Rádio Regional de Taquarituba:

TAQUARITUBA TEM DEPUTADA MIRIM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Aluno do "José Penna" e Objetivo visitam a Bienal da Arte

Posted on domingo, outubro 24, 2010

Fotos: Prof. Odair

“Este é um dos eventos de arte mais importantes do mundo. Depois da Bienal de Veneza e do MoMA, em Nova York, a Bienal de São Paulo é o terceiro grande movimento neste meio. A instituição ganhou reconhecimento pelos grandes artistas que passaram por aqui. O mundo olha a Bienal com bons olhos, esperando o desdobramento do que acontece por aqui. Além disso, o Brasil esta em evidência no cenário global, tanto pelo momento político quanto pelo econômico, que são muito favoráveis”. (Profª Raquel)

Aluna do “José Penna” é eleita deputada mirim, e representará Taquarituba na Assembleia Legislativa.

Posted on terça-feira, outubro 19, 2010

Alessandra (7ªA) - Deputada Estadual Mirim (Partido da Cultura)
Projeto (click no link) http://historiapenna.blogspot.com/

Alunos da 7ª Série A durante simulação na Câmara Municipal de Taquarituba
Nas aulas de Geografia (Prof. Odair) e História (Profª Luciana), os alunos da 7ª Série e 8ª Série participaram do projeto Parlamento Jovem Paulista, que foi instituído pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com o objetivo principal de possibilitar aos nossos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. Os alunos debateram as formas de governo e analisaram as propostas dos candidatos que fizeram campanha em nossa cidade, e aprenderam a elaborar um projeto de lei em beneficio da nossa sociedade. Entre os ótimos projetos elaborados, um deles foi escolhido e enviado para a Assembleia Legislativa em São Paulo. Depois da analise dos deputados, o projeto de lei que dispõe sobre a criação da Oficina Cultural da Criança e do Adolescente e dá outra providencias da Aluna Alessandra (7ª Série A), representando o Partido da Cultura, foi escolhido para apreciação, e a aluna Alessandra foi eleita deputada estadual mirim para representar a escola “José Penna” e a cidade de Taquarituba nos dias 04 e 05 de Novembro em São Paulo. Veja o cronograma da nossa deputada mirim:

PROGRAMA

Dia 4/11/10 (quinta-feira)

• 10 às 11 h: credenciamento no Hotel
• 12 h: almoço para os deputados jovens e seus acompanhantes, no Hotel.
• 14:00 h: recepção na Assembleia Legislativa pelo Presidente e deputados estaduais; e palestra –aula sobre o funcionamento do Parlamento Jovem Paulista para os deputados jovens, entre outras atividades.
• 21:00 h: reunião da Equipe de Apoio com os Deputados Jovens, no auditório do hotel, para formação das 3 chapas candidatas à Mesa Diretora.

Dia 5/11/10 (sexta-feira)

• 9:30 h as 19:00 h - início da Sessão Plenária, com posse e diplomação dos Parlamentares Jovens e apresentação de cada projeto e votação por bloco partidário.

Parabéns Alessandra pelo seu Projeto de lei, por ser a nossa deputada mirim, que irá representar a nossa escola e os cidadãos taquaritubenses. Parabéns professores da E.E. “José Penna” pela contribuição da formação das habilidades e competências da aluna Alessandra. Parabéns aos pais pela formação e a educação da nossa deputada eleita, e por fim a direção e coordenação da escola “José Penna” pelo apoio aos projetos desenvolvidos no dia-dia da sociedade escolar


"José Penna" e APAE um parceria para inclusão

Posted on domingo, setembro 05, 2010
Em favor de uma inclusão mais participativa de todos e principalmente do Estado, o HTPC da E.E. José Penna contou com a participação dos profissionais da Apae de Taquarituba coordenado por Rasangela, que estão fazendo um trabalho muito bonito, participando dos HTPCs da escolas para orientar e buscar informações dos alunos inclusos no sistema educacional. Com vistas a um ensino de qualidade, competente, humano, igualitário e cooperativo, no qual todos tenham oportunidade de crescer e se desenvolver de maneira participativa, ativa e significativa.

Movimento Populacional no processo de regionalização....

Posted on domingo, setembro 05, 2010
Entrevistas elaborada pelos alunos da 6ªA e 6ª sobre uma situação imaginária, colocando-se na posição de alguns migrantes no nosso país. A entrevista está relacionada a algum amigo ou familiar que ficou no lugar de origem, relatando como foi o percurso, a chegada a São Paulo e a adaptação ao novo lugar de moradia...

Projeto Parlamento Jovem e Câmara Mirim...

Posted on domingo, setembro 05, 2010
O Parlamento Jovem é uma oportunidade para que seus jovens conheçam o Poder Legislativo do Municipio, do Estado e da Federação, e as funções e o cotidiano dos nossos vereadores e deputados. Envolver jovens estudantes na discussão dos problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los é, sem dúvida, uma das mais eficientes maneiras de inseri-los na vida política e de mostrar-lhes que cidadania se constrói com participação efetiva, com apreço ao diálogo, com respeito à opinião dos outros, com responsabilidade. Os alunos do Ensino Fundamental II estudaram com funciona a estrutura dos Três Poderes e elaboraram Projetos de Leis para apresentar em sala para os colegas. Um Projeto de Lei será enviano na Assembleia Legislativa de São Paulo e os alunos enviaram seus projetos para o Congresso Nacional. A E.E. "José Penna" agradece o vereador Ronaldo Benini pela orientação aos alunos de como funciona o Legislativo em Taquarituba.

Assembleia Legislativa: http://www.al.sp.gov.br/
Câmara Mirim 2010: http://www.plenarinho.gov.br/
Prof.Odair

Um dia só para pensar as habilidades e competências do SARESP...

Posted on terça-feira, agosto 17, 2010
No dia 17/08, as Unidades Educacionais da DE AVARÉ, fizeram uma parada para discutir e refletir sobre os resultados do SARESP de 2009 entre as escolas estaduais de Taquarituba, as práticas pedagógicas e as ações para melhoria do ensino, como parte do Programa de Qualidade da Escola promovido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

As estruturas essenciais do processo educacional e a organização escolar vinculam-se em torno da importância da concepção do sujeito para resolver situações-problemas do cotidiano, que envolvem distintos graus de complexidade. São nessas situações que o aluno passará a exercitar habilidades e competências através dos conteúdos propostos pelo SARESP.

Para que isso aconteça é objetivo do ensino propiciar oportunidades para que aconteçam mudanças que desencadeiem desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Quando mobilizamos conhecimentos, valores e atitudes, agindo de modo pertinente na resolução de situações problemas, temos o que chamamos de competência. Quando tomamos decisão para a resolução de problemas, muitas vezes lançamos mão da improvisação e da criatividade associadas à experiência.

Dentro de um processo de escolarização, há necessidade além da construção e reconstrução dos saberes, que se pretenda ao desenvolver competências e habilidades, dedicar tempo para colocá-las em prática. Os educandos constroem saberes, passam nos vestibulares, mas não conseguem mobilizar o conhecimento para aplicá-los em situações do dia a dia.


O conceito de competência está intimamente relacionado à ideia de laboralidade e aumenta a responsabilidade das instituições de ensino na organização dos currículos e das metodologias que propiciam a ampliação de capacidades como resolver problemas novos, comunicar ideias, tomar decisões.A competência é um conjunto de saberes e habilidade é um saber-fazer relacionado à prática do trabalho, mais do que mera ação motora. As habilidades são essenciais da ação, mas demandam domínio de conhecimentos. Ao educar para competências será através da contextualização e da interdisciplinaridade, com conteúdos pertinentes à realidade do aluno.

“Competência em educação é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos - como saberes, habilidades e informações - para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”.


Referências:Philippe Perrenoud



Replanejamento: Um filme para assistir de novo...

Posted on sexta-feira, agosto 06, 2010
"Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial". Embora o filme fale diretamente sobre o caso de uma criança, ele é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador e  formação de um novo ser humano - veja que não digo professor, mas educador. Ao afirmar  que toda e qualquer criança é especial, que são como estrelas na Terra, a proposta é trazer a idéia de que não podemos negligenciar a diversidade e preciosidade dos projetos de gente de nosso mundo, pois são eles que fazem o futuro.




O filme vai muito além de tocar na sensibilidade de ser criança e educador; ele manda uma mensagem de nosso papel como ser humano - o que na Índia não é tarefa fácil. Aliás, é bom que se diga, poucos são os próprios indianos que realmente reconhecem o valor desse filme, muito poucos. 
          Mas o próprio professor Ram Shankar Nikumbh lembra às crianças que Einstein, Agatha Christie, Da Vinci e Tomas Edison eram disléxicos e sofreram na infância - TZP é história da vida real. Antes fosse apenas ficção. O dia de hoje se lembrado como o dia em que todos os professores que estavam no planejamento se comoveram, choraram e cresceram um pouco mais, como profissionais que sempre estão buscando valorizar o caminho de uma educação mais atraente, um ambiente escolar mais agrável e amoroso para todos.
Acesse o link do filme: http://www.taarezameenpar.com/

SEJAM BEM VINDOS...As aulas voltaram...

Posted on terça-feira, julho 27, 2010

GABRIEL CHALITA DECLAMA MENOTTI DEL PICCHIA PARA PROFESSORES DE TAQUARITUBA

Posted on terça-feira, julho 27, 2010
O educador Gabriel Chalita encerrou sua palestra sobre o tema "Educação para Todos" declamando uma poesia do jornalista e ensaísta paulistano Menotti del Picchia, morto em 1988. As palavras nos falam sobre a importância do voo.


"A educação como base para a formação"...Chalita

Posted on terça-feira, julho 27, 2010
          Gabriel Chalita - "Nasci em Cachoeira Paulista. Comecei a dar aulas em escolas públicas aos 15 anos de idade. O ofício de professor sempre marcou minha vida. É nas salas de aula que experimento a linda lição de ser aprendiz e mestre ao mesmo tempo".
         Os professores das escolas públicas e particulares de Taquarituba,  tiveram uma acolhida especial no retorno às aulas deste semestre. É o que afirmaram os  participantes da palestra "A educação como base para a formação da pessoa toda e todas as pessoas", ministrada por Gabriel Chalita, nesta segunda-feira (26 de Julho) na Câmara Municipal de Taquarituba.
         A volta às aulas marca o início do replanejamento do ensino na nossa cidade. "Nós queremos repensar o cotidiano em sala de aula e criar nova relação com o aluno, tendo em vista o desenvolvimento de todas as suas habilidades cognitivas, por isso, convidamos o Chalita para conversar com os educadores", explicou o professor Reinaldo Fávaro( Diretor de Ensino de Piraju) e a Coordenadora Municipal de Educação de Taquarituba Maria das Graças Damon aprovou a vinda de Gabriel para Taquarituba.
Gabriel Chalita e professores do "José Penna"
Diretor Ladislau comentando a importância da palestra de Gabriel Chalita

Competências e habilidades cobrados no ENEM 2010

Posted on segunda-feira, julho 19, 2010
Acesse o link http://download.uol.com.br/educacao/enem2009/novo_enem_habilidades_2009.pdf

Sabe tudo sobre o novo Enem? Confira 20 perguntas e respostas sobre a prova

Posted on segunda-feira, julho 19, 2010
Acesse o link http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/05/06/ult1811u293.jhtm

Documento final da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010

Posted on terça-feira, julho 06, 2010
Publicada em 7 de junho de 2010 O Ministério da Educação publicou o documento final da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010, realizada, em Brasília, no período de 28 de março a 1º de abril com a participação do Prof. Odair (José Penna).  A Conferência discutiu propostas para um novo Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos 10 anos. As definições tomadas na Conferência não têm valor de lei ou passam a valer imediatamente. Elas são sugestões feitas ao Ministério da Educação (MEC). O novo PNE vai vigorar entre 2011 e 2020. É ele que traça as metas e as prioridades para a educação brasileira neste período. O atual plano termina neste ano.
MAIS INFORMAÇÕES (Texto Final) no link


"Devemos seguir sempre o caminho que conduz ao mais alto.

Posted on terça-feira, julho 06, 2010


Click na imagem para ampliar

Seleção da Universidade Latino-Americana oferece 150 vagas pelo Enem

Posted on terça-feira, julho 06, 2010
Informações no linck    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15643

Está próxima.....As Férias de Julho....

Posted on terça-feira, julho 06, 2010
Férias! Ter tempo pra descansar, se divertir, descobrir novos lugares, estar com a família... Para algumas pessoas, apenas uma lacuna no tempo entre um período de trabalho e outro. Sim, porque muitos de nós desaprendemos o que é ter tempo livre. Em que turma você está? Na turma dos que se desgastam só de pensar em não ter o tempo preenchido, agendado, contado? Na turma que aproveita o momento presente e sempre encontra tempo livre?   A palavra férias vem do latim feria -ae, singular de feriae -arum, que era, para os romanos, um dia em que não trabalhar era uma prescrição religiosa. Podemos entender, então, que se tratava de um período sagrado. Se trouxermos para nossa experiência atual, que tal pensarmos nas férias como dias sagrados para o autocuidado, estar junto de quem amamos, viver momentos de paz e alegria? Um sagrado tempo para recarregar as energias. Aceite o desafio de ter um tempo para você!  
Prof. Odair

Projetos desenvolvidos na E. E. José Penna - 1 Bimestre

Posted on quinta-feira, julho 01, 2010
Durante o primeiro bimestre vários projetos foram desenvolvidos na escola José Penna. Projetos interdisciplinares que contaram com a participação de alunos, professores, diretores, comunidade e diferentes instituições.

Projeto 1 - Água - Mudança de Hábito. (LCT)
Projeto 2 - Euclides da Cunha - 100 anos sem Euclides (PD)
Projeto 3 - Mundo Medieval (CHN)
Projeto 4 - Intervenção - Na escola, através da música, da dança e da expressão artística visual.(LCT)
Projeto 5 - Visita ao asilo (Inglês)(LCT)
Projeto 6 - Praticando o Inglês (LCT)
Projeto 7 - Copa do Mundo (CHN)