Democracia é sinônimo de liberdade, como disse na abertura a deputada do PSDB Célia Leão, uma das criadoras autoras do projeto. Instituído em 1999 com o objetivo de possibilitar aos estudantes do ensino fundamental e médio a oportunidade de vivenciar a rotina do Poder Legislativo por um dia.
Representando o presidente Barros Munhoz, a deputada Célia Leão, uma das autoras do projeto de lei que deu origem à experiência " que, devido ao seu sucesso foi implantada em vários parlamentos municipais, estaduais e mesmo em Brasília ", definiu os dois dias do Parlamento Jovem como "mágicos". Nos dois dias o Prof. Odair e a deputada mirim Alessandra observaram durante os trabalhos, a diversidade partidária do Poder Legislativo e a importância de exercermos nosso poder de cidadãos participativos no processo eleitoral. A Assembleia Legislativa é um lugar de compromisso e de liberdade. Pois vivemos em um país onde a nossa democracia ainda é jovem. Podemos enfatizar a qualidade dos projetos de lei encaminhados ao Parlamento Jovem e que no ano passado deputados apresentaram projetos de lei baseado nas propostas de jovens deputados. "A cada ano, o PJ surpreende, não só pela qualidade das propostas, mas também pela maturidade dos participantes."
O deputado Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre o verdadeiro sentido da política. "Falo de política, não de escândalos e mensalões. Isso não é política, é politicagem." A aprovação de projetos pelo Legislativo paulista foi lembrada pelos deputados Giannazi e Marcos Martins (PT), como a aprovação da Lei Antifumo e a proibição do uso de produtos que contenham amianto em sua composição. "O Poder Legislativo é fundamental para a sociedade. É o poder que fiscaliza as ações do Executivo." Os deputados Luis Carlos Gondim e Roberto Morais, ambos do PPS, também saudaram os jovens deputados pela maturidade política e pela iniciativa de participar deste evento, que conquistou grande expressão.