Vídeo - Clareando Idéias.

Posted on quarta-feira, junho 10, 2009


Fotojornalismo

Posted on quarta-feira, junho 10, 2009






O que é fotojornalismo?
Professora responsável: Andréa (Português)
Série: 1A
Alunos: Andressa Ferrari, Lucas Praxedes, Paulo Toledo, Thais de Oliveira e Thaynara Antunes.
O fotojornalismo preenche uma função bem determinada e tem características próprias. O impacto é elemento fundamental. A informação é imprescindível.
É na fotografia de imprensa, um braço da fotografia documental, que se dá um grande papel da fotografia de informação, o Fotojornalismo.
É no fotojornalismo que a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. E essas informações podem ser passadas, com beleza, pelo simples enquadramento que o fotógrafo tem a possibilidade de fazer. Nada acontece hoje nas comunicações impressas sem o endosso da fotografia.
A fotografia nos meios de comunicação social, principalmente em impressos (jornais, revistas e folhetos) é o mais importante, sem uma imagem o material fica pobre.

Exposição de Trabalhos.

Posted on quarta-feira, maio 20, 2009

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR




Trabalho - Feudalismo

Posted on quarta-feira, maio 20, 2009


Projeto: Idade Média

Posted on quarta-feira, maio 20, 2009
Galerinha do Fundamental organiza sala de exposições.


Os trabalhos organizados pela Profª Luciana Petrini contou com lindas maquetes de "Feudos"(propriedades medievais), jornais sobre o estudo de fósseis, medidores de tempo, como ampulhetas. Os alunos desenvolveram vários cartazes acompanhados de maquetes sobre o desenvolvimento das tecnologias que criaram os computadores, os aparelhos sonoros e as câmeras fotográficas, demonstrando como se deu o percurso tecnológico dos primeiros aparelhos até a era digital.


Pleonasmo Musical - Anjo sem asas.

Posted on segunda-feira, maio 11, 2009


Pleonasmo musical

Música: anjo sem asas.


Anjo sem asas, crianças criadas pela vida e pela rua...
Sem nome e sem oportunidades.
Uma triste realidade!
É a verdadeira forma em que vivem muitas das crianças, não só em nosso país, como em todo o mundo: Fome e Doenças, Tráfico de drogas e o mundo criminoso;
São as únicas portas que se abrem a estas crianças.
Se os nossos governantes, “aqueles de nome limpo e de alma podre”, estivessem dispostos a notá-las e dar-lhes oportunidades, estes anjos teriam “asas”, mas enquanto eles não aprendem a dividir, tendem a aprender a serem roubados por aquelas que eles (nossos governante) nem se lembram que existem.
E nós, enquanto meros observadores desta causa, o que fazemos? Nada?
Simplesmente precisamos dar valor a nossa juventude e nunca esquecermos que essas crianças existem, esses anjos que precisam, não de muito, mas de um pouco de nossa atenção, de nossa compaixão, de nosso apoio para serem o nosso futuro...



Olhar Crítico: A Resenha.

Posted on segunda-feira, maio 11, 2009



E. E. José Penna

Desenvolvendo o olhar crítico: a resenha.
Professora: Sandra
Sala: 3 A

A situação de aprendizagem 2 do caderno do professor do 3º. E. M. tem por objetivo desenvolver o senso crítico dos alunos do ensino médio através da resenha crítica, gênero bastante comum em jornais e revistas e de grande importância para os alunos que continuarão seus estudos no Ensino Superior.
A professora Sandra, sabendo da importância do questionamento e da interação oral e escrita do aluno, da sensibilização com relação aos temas abordados, preparou assim, um trabalho diversificado e interativo com seus alunos, que mostraram através de pesquisas, discussões e planejamento um trabalho interessante e envolvente. Os alunos bem orientados fizeram uso de uma grande variedade de recursos tecnológicos o que sempre será um grande atrativo para o aluno se empenhar cada vez mais em sua aprendizagem. Alguns poderão dizer “nossa escola não possui a tecnologia necessária”, mas não é a realidade, pois hoje todas as escolas estaduais da nossa cidade (Taquarituba) já dispõem das mesmas tecnologias.



PDG - Profº Adriano

Posted on quinta-feira, abril 02, 2009


Alunos do 3o. A
Professor responsável: Adriano
Disciplina: PD
Quente Demais
Alunos, professores, aprendendo entre si e com a classe, aulas mais dinâmicas com novos temas e recursos, alunos mais motivados. Essa é a nova realidade trazida pela implantação do Programa Apoio à Continuidade de estudos por meio da Parte Diversificada do currículo, no 3o. ano do Ensino Médio. Alunos e professores estão de parabéns pelo ótimo desempenho apresentado em suas atividades. Trabalhos dinâmicos, envolventes e motivadores tornam as aulas mais interessantes e mais produtivas.

Texto Social - Estranhamento (Profª Ana Paulina)

Posted on quarta-feira, março 18, 2009







Texto Social: Estranhamento
Público alvo: o próprio aluno
Professora responsável: Ana Paulina
Disciplina: Sociologia

Alunos com diversos estilos de fantasias, roupas, pinturas, cores e sons, saíram pelas ruas com cartazes da matéria, visitaram lojas, praças e logradouros da cidade, despertando a curiosidade, causando alegria e questionamento nas pessoas sobre o fato ocorrido.
Características cognitivas e afetivas são cada vez mais valorizadas no trabalho em grupo, continuar aprendendo e agir de modo cooperativo são pertinentes em situações complexas.
No ensino da Sociologia busca-se discutir o jovem aluno em sua relação de estranhamento com aqueles outros que o envolvem em sua vida cotidiana, em particular na família, na escola, no lazer e no trabalho.
O ensino da Sociologia tem como objetivo levar o aluno a um caminho para conhecer, para saber no sentido de superar os preconceitos, as ideologias, o senso comum; enfim para desenvolver a capacidade crítica.

Atividade Física.

Posted on quinta-feira, novembro 13, 2008

Atividade Física.

Posted on quinta-feira, novembro 13, 2008

ARRAIÁ DOS NAMORADOS

Posted on segunda-feira, setembro 29, 2008





SUCESSO TOTAL

Apenas o 2º Arraiá dos Namorados, mas já virou tradição. Com a colaboração de todos da escola, professores, gestores, alunos, comunidade e funcionários nossa festa dos namorados foi mais uma vez um sucesso total. Com dança de quadrilha organizada pela professora Ana Paulina, barraca do pastel, da pizza, do espetinho, da sobremesa, do vinho quente e do chocolate quente, maçã do amor e muito mais. Todas as barracas com a participação dos professores que não se cansaram só para fazer da festa dos Namorados a melhor do ano de 2008. A noite foi pouca para tanta diversão mas o Arraiá dos Namorados chegou ao fim com uma balada para todos... comandada pelo D.J. Bio.
Com o sucesso da festa a escola conseguiu melhorias adquirindo um notebook com um roteador para que os professores ministrem suas aulas tornando-as cada vez mais atrativas para os alunos, facilitando assim o aprendizado. Parabéns a todos que colaboraram para o sucesso da festa, só com a colaboração de todos podemos melhorar nossa escola tornando-a melhor para nossos alunos. Ano que vem tem mais Arraiá dos Namorados... Aguardem!!! Participem!!!

Aquecimento Global

Posted on segunda-feira, setembro 15, 2008

AQUECIMENTO GLOBAL 3ºB

Posted on segunda-feira, setembro 15, 2008

A Terra em alerta
O planeta esquenta e a catástrofe é iminente. Mas existe solução.

Ondas de calor inéditas. Furacões avassaladores. Secas intermináveis onde antes havia água em abundância. Enchentes devastadoras. Extinção de milhares de espécies de animais e plantas. Incêndios florestais. Derretimento dos pólos. E toda a sorte de desastres naturais que fogem ao controle humano.
Há décadas, pesquisadores alertavam que o planeta sentiria no futuro o impacto do descuido do homem com o ambiente. Na virada do milênio, os avisos já não eram mais necessários – as catástrofes causadas pelo aquecimento global se tornaram realidades presentes em todos os continentes do mundo. O desafios passaram a ser dois: se adaptar à iminência de novos e mais dramáticos desastres naturais; e buscar soluções para amenizar o impacto do fenômeno.
Em tempos de aquecimento planetário, uma nova entidade internacional tomou as páginas de jornais e revistas de toda a Terra – o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), criado pela ONU para buscar consenso internacional sobre o assunto. Seus aguardados relatórios ganharam destaque por trazer as principais causas do problema, e apontar para possíveis caminhos que podem reverter alguns pontos do quadro.
Em 2007, o painel escreveu e divulgou três textos. No primeiro, de fevereiro, o IPCC responsabilizou a atividade humana pelo aquecimento global – algo que sempre se soube, mas nunca tinha sido confirmado por uma organização deste porte. Advertiu também que, mantido o crescimento atual dos níveis de poluição da atmosfera, a temperatura média do planeta subirá 4 graus até o fim do século. O relatório seguinte, apresentado em abril, tratou do potencial catastrófico do fenômeno e concluiu que ele poderá provocar extinções em massa, elevação dos oceanos e devastação em áreas costeiras.
A surpresa veio no terceiro documento da ONU, divulgado em maio. Em linhas gerais, ele diz o seguinte: se o homem causou o problema, pode também resolvê-lo. E por um preço relativamente modesto – pouco mais de 0,12% do produto interno bruto mundial por ano até 2030. Embora contestado por ambientalistas e ONGs verdes, o número merece atenção.
O 0,12% do PIB mundial seria gasto tanto pelos governos, para financiar o desenvolvimento de tecnologias limpas, como pelos consumidores, que precisariam mudar alguns de seus hábitos. O objetivo final? Reduzir as emissões de gases do efeito estufa, que impede a dissipação do calor e esquenta a atmosfera.
O aquecimento global não será contido apenas com a publicação dos relatórios do IPCC. Nem com sua conclusão de que não sai tão caro reduzir as emissões de gases. Apesar de serem bons pontos de partida para balizar as ações, os documentos não têm o poder de obrigar uma ou outra nação a tomar providências. Para a obtenção de resultados significativos, o esforço de redução da poluição precisa ser global. O fracasso do Tratado de Kioto, ao qual os Estados Unidos, os maiores emissores de CO2 do mundo, não aderiram, ilustra os problemas colocados diante das tentativas de conter o aquecimento global.

texto retirado do site: veja.abril.com.br


MUROS QUE NASCEM DOS CONTRASTES DO MUNDO MODERNO.

Posted on sexta-feira, setembro 12, 2008

Relacionando fatos atuais e históricos podemos destacar cinco muros que nos separam e nos mostram os contrastates existentes no mundo moderno:


O muro do México/Estados Unidos – A desigualdade sócio-econômica entre os dois países, agora materializada com o início da construção do muro de 3 mil km na região desértica e com a divisão territorial planejada na área do Rio Grande, limítrofe entre os países.
O muro da Cisjordânia – O conjunto de conflitos étnicos, ideológicos, religiosos e territoriais do Oriente Médio, desde o século XX.
O muro de Berlim - Símbolo da “nova e da velha ordem” que, derrubado em 1989, representou o fim da disputa bipolar pelo poder mundial, dando início à ordem multipolar regida pelos blocos econômicos e definida pela globalização e capitalismo.
A muralha da China – Construída a partir de 220 a.C. e ampliada nos séculos seguintes, os 6.700km de extensão, objetivavam conter invasões bárbaras e garantir o domínio chinês sobre o Império do Centro.


SAÚDE PÚBLICA

Posted on sexta-feira, setembro 12, 2008

Apoio à Continuidade dos Estudos

Trabalho desenvolvido pelos professores (Sandra e Adriano) com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. O curso Grandes temas da Atualidade faz parte do projeto Apoio à Continuidade dos Estudos, dirigido aos professores da 3ª Série do Ensino Médio. Durante o curso, por meio de videoconferências, professores das disciplinas sugerem novas abordagens para o desenvolvimento de temas em sala de aula. Entre os temas estão: Saúde Pública, Muros que nascem dos contrastes do mundo moderno, A energia tratada nas escolas, entre outros, que abordam ainda História e Matemática. A partir dos temas propostos os professores responsáveis orientaram os alunos no desenvolvimento de vários trabalhos, observe alguns deles e percebam o empenho e a capacidade dos alunos no desenvolvimento dos mais variados temas... Parabéns a todos os alunos do terceiro ano, vocês são ótimos.


O Sabor da Língua Portuguesa.

Posted on sexta-feira, setembro 12, 2008




























O Fotojornalismo


O Projeto desenvolvido pela professora de Português Andréa e seus alunos do 1º A tinha como objetivo principal fotografar um espaço que possibilitasse um olhar crítico, que não aceitasse as injustiças sociais, especialmente aquelas que desvalorizam a riqueza cultural da nossa língua.
Este estilo de fotografia é conhecido como fotojornalismo, onde a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. E essas informações podem ser passadas, com beleza, pelo simples enquadramento que o fotógrafo tem a possibilidade de fazer. Observem algumas das fotos feitas pelos nossos alunos sob a orientação da professora Andréa, sempre muito competente e dedicada com o desenvolvimento de seus projetos.

Gerador

Posted on quinta-feira, setembro 11, 2008


Hidrelétrica de Piraju

Posted on quinta-feira, setembro 11, 2008

















Da sala de aula para a prática.


Os alunos do 3º A conheceram todos os detalhes do funcionamento de uma usina hidrelétrica. Todos ficaram empolgados e se sentiram muito bem recebidos e orientados pelo guia responsável pela palestra. Os estudos e trabalhos desenvolvidos, em sala de aula, pelos professores de física e de geografia Claudenice e Adriano, respectivamente, foi finalizado em grande estilo no passeio que muito contribuiu para o aprendizado de nossos alunos. São professores assim dedicados e competentes que necessitamos sempre... Parabéns a todos os alunos do 3º A e aos professores Nice e Adriano pelo trabalho desenvolvido.

Passeio à usina hidrelétrica de Piraju

Posted on quinta-feira, setembro 11, 2008





Santa Cruz Geração de Energia

Seria fundamental se toda população tivesse a oportunidade de conhecer e saber como funciona o sistema de produção de energia por uma hidrelétrica, não somente por conhecer, mas também como uma forma de conscientização ambiental pela sociedade que ainda é pouco participativa no meio em que vive.
A estrutura necessária para esta forma de geração de energia é muito grande, sendo assim é preciso muito investimento financeiro não só pelo retorno do lucro que será obtido mas também para garantir a segurança de toda a população e do meio ambiente, até porque a usina depende do meio ambiente para se desenvolver.
Sendo assim a usina trabalha com três focos principais: Lucro, sociedade e meio-ambiente que estão diretamente ligados um ao outro, pois se o meio-ambiente não for preservado não haverá produção de energia para abastecer a sociedade de onde é retirado o lucro para manter a usina. Por isso é tão importante que as pessoas tenham conhecimento para que preservem e saibam usar.

Texto escrito pela aluna: Camila Rodrigues da Silva 3º A