Reunião de Pais - IDESP

Posted on segunda-feira, abril 19, 2010
O QUE É O IDESP?

O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.
E para informar aos pais e a comunidade qual foi o IDESP da E.E. José Penna em 2009 e qual a nossa meta para 2010 a escola convidou para uma reunião os pais dos dos alunos da nossa escola para que juntos possamos tornar as metas estabelecidas pela S.E. uma realidade.





Posse do Grêmio - 2010

Posted on segunda-feira, abril 19, 2010
Aos vinte e nove dias do mês de março de dois mil e dez foi realizada nas dependências da Escola José Penna a posse da Chapa Power.






ATENÇÃO

Posted on segunda-feira, abril 12, 2010
Atenção: INSCRITOS NO ENCCEJA 2009
PROVÃO ENSINO MÉDIO
DATA: 25/04/2009
LOCAL: JOSÉ PENNA
INFORMAÇÕES NA ESCOLA JOSÉ PENNA

Eleições 2010

Posted on segunda-feira, abril 12, 2010




Eleições do Grêmio Estudantil movimentam escola José Penna

Presidente é eleita com 317 votos.


Depois de uma campanha acirrada, exposição de cartazes e discussões acaloradas acerca das propostas dos candidatos, os alunos da E.E. José Penna escolheram, no dia 29 de março, seu represente na presidência do Grêmio Estudantil.
A campanha foi bem democrática e tiveram participação significativa dos alunos, mostrando que o exercício da cidadania começa cedo.
As oito chapas concorrentes tinham como presidentes os alunos:
• Chapa: Primeira Opção, presidente: Caroline Ester 2º.B
• Chapa: “Ice”, presidente: Débora Lima dos Santos Silva 2º B.
• Chapa: X 9, presidente: Gabriel H. de O. Moraes
• Chapa: Chapação, presidente: Caroline 2ºB.
• Chapa: Galera Teens (1º B), presidente: Karoline Fernanda de Oliveira.
• Chapa: Stronda, presidente: Caike Camargo de Almeida 8ªD
• Chapa: Power, presidente: Andressa Ferrari 2º A
• Chapa: Progressista, presidente: Valdemar.
A campanha nas salas foi fundamental por permitir a todos os alunos a experiência de participar ativamente de questões relacionadas à atuação política estudantil, por isso é importante que os alunos procurem se envolver e participar das campanhas.
A chapa Power representada pela aluna, Andressa Ferrari 2ºA foi eleita com um total de 317 votos, e a segunda colocada, a chapa Ice teve 258 votos. As eleições foram todas informatizadas, com a ajuda do aluno Allisson estudante também da ETEC que nos trouxe um programa desenvolvido pelos alunos da ETEC de Taquarituba. Com a colaboração desses alunos e da ETEC pudemos ter uma eleição tranquila e muito rápida tanto na hora da eleição quanto na hora da apuração dos votos.
A escola José Penna agradece a participação de todos os envolvidos na eleição, parabeniza a chapa eleita (Power) e que juntos possamos desenvolver um ótimo trabalho em 2010.

"

"O esporte é o único tipo de entretenimento em que, não importa quantas vezes você o assista, continua sem saber o final." (Neil Simon)

"O esporte é uma guerra sem armas." (George Orwell)

Posted on sexta-feira, abril 09, 2010

"A prática esportiva também ajuda num mundo melhor com tudo de bom que traz para nós: saúde, auto-estima, espírito de equipe, objetivos, entre outros atributos que com certeza, vem junto com o esporte." (Gustavo Borges)

Sociedade taquaritubense é representada na CONAE em Brasília.

Posted on domingo, abril 04, 2010

A sociedade taquaritubense foi representada pelo Prof. Odair ( E.E. José Penna e Colégio Objetivo) e Rosangela (APAE) na Coferência Nacional de Educação na Cidade de Brasília, de 28 de março a 01 de Abril de 2010. A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Os assuntos debatidos na CONAE foram divididos em seis grandes grupos.

O eixo 1 tratou de questões ligadas ao papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional. O eixo 2 debateu a qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; o eixo 3, democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. A formação e valorização dos profissionais da educação foi tema do eixo 4. Os eixos 5 e 6 se referiram, respectivamente, ao financiamento da educação e controle social e à justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade. No debate o senador Cristovam Buarque falou do grande marco histórico da CONAE. “Temos que buscar as nossas conquistas com competência e dedicação, pois estamos traçando o Plano Nacional de Educação para a próxima década, revolucionar a educação, e só através da ação do professorado é que vamos garantir uma educação de qualidade". Já o professor Dermeval Saviani- Professor da Unicamp e Coordenador-Geral do HISTEDBR falou que a formação de uma plano de educação com exigência para suas características próprias e um investimento maior do PIB na educação (questão do pré-sal).

Foram cinco dias de debates discutindo a educação desse país, com a participação de professores, pais, alunos e políticos para uma educação cada fez mais dinâmica voltada para uma aprendizagem de qualidade. O Prof. Odair e Rosangela disseram: “Tudo que discutimos na etapa municipal em Taquarituba foi bem representada em Brasília”. “Espero com o término desse documento teremos o melhor Plano Nacional de Educação, e que partir desse momento temos que acompanha a aprovação na prática de todo o conteúdo formulado, e cobrar do Congresso e Senado Nacional, que aprove as metas do Plano Nacional de Educação( PNE) em relação aos parâmetros da CONAE. Um agradecimento especial a secretaria de educação Maria da Graças Daemom e professores pelo apoio e confiança na nossa representação na CONAE.

Posted on sexta-feira, março 26, 2010
http://conae2010.blogspot.com/CONAE 2010 - Brasília

Domingo chuvoso em Taquarituba...

Posted on domingo, março 14, 2010

Em menos de uma hora a chuva desse domingo causou estragos em algumas ruas, e o Lago Municipal transbordou..

Confira...Carlos Eduardo no F.A.R.O. Models - ex-aluno do José Penna

Posted on sábado, março 13, 2010
http://www.faro.com.br/amplia.asp?id=96255&ampliar=96255_2

"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve".

Posted on sábado, março 13, 2010
Mata Tropical do Eugênio CLICK NO LINK http://quimicapenna.blogspot.com/

Reunião de Pais e Mestres...

Posted on sexta-feira, março 12, 2010
A Direção e a Coordenação da E.E. "José Penna" pensando no bem estar dos alunos do 6º ano, realizou uma reunão com os pais e professores para o questionameto de vários fatores. Como: Conhecer as expectativas em relação ao trabalho dos professores; O dia-a-dia da criança na escola; O relacionamento com o professor e os colegas; Conhecer a escola a fundo; Acompanhar o aprendizado; Esclarecer dúvidas de interesse geral; Firmar parceria com a escola; e Conhecer para poder ajudar.




Um educador entende que todas as crianças são diferentes, aprendem a velocidades diferentes e de maneiras diferentes, e então tenta encontrar uma maneira de ensinar seus alunos de forma que consigam entender.

Fabricação de ampulheta conclui estudo do tempo.

Posted on sexta-feira, março 12, 2010


Para concluir o trabalho desenvolvido com medidas de tempo, o Prof. Odair desenvolveu junto com os alunos da 5ª Série A e B várias ampulheta feita de garrafa pet. “A ampulheta”, promovendo, com isso, um trabalho prático de aprendizaem. E constatamos que “O tempo que Deus nos dá é bem precioso". A cada dia, recebemos dele um presente de 24 horas, que devem ser usadas de maneira sábia.

TRIBUTO A UM AMIGO - Prof. Roque Freitas (freirolim@hotmail.com)

Posted on sexta-feira, março 12, 2010

Conheci-o já maduro,

Homem de coração puro,

Honesto e trabalhador.

Colega de profissão,

Amigo de coração,

Como eu, um lutador.



Sei pouco da sua vida,

Que foi muito bem vivida,

Apesar dos percalços do caminho.

De coração generoso,

Bom filho, bom pai, bom esposo,

Seguiu reto em seu caminho.



Foi católico, espírita e ateu,

Não conseguiu encontrar Deus,

Apesar da grande procura.

Nem por isso se perverteu,

Bons exemplos sempre deu,

Esse ser de alma pura.



Convicto no que fazia,

Exerceu com maestria,

Sua profissão de educador.

Dizia que a educação,

É o caminho da salvação,

Do pobre trabalhador.



De repente tudo mudou,

Sua vida se encerrou,

Fecharam os olhos seus.

Para os amigos foi um baque,

Quando o Edison Salak,

Partiu pra morar com Deus.

Professor Edison Cruz Salaki....

Posted on segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Algumas vezes na vida,Você acha um amigo especial; Alguém que muda a sua Vida apenas por fazer parte dela. Alguém que faça você rir até não poder mais. Alguém que faça você acreditar que realmente existe o bem no mundo. Alguém que te convença de que existe uma porta destrancada. Um alguém que em todas as tardes animava a nossa escola.

Posted on segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Mesmo que seja sentida dolorosamente, esta perda é superada pela alegria das lembranças, que estarão cada vez mais vivas em nossas mentes, e marcadas com carinho em nossos corações...


Um amigo para sempre em nossos corações....

Posted on segunda-feira, fevereiro 22, 2010
Caminhando e cantando. E seguindo a canção. Somos todos iguais Braços dados ou não. Nas escolas, nas ruas campos, construções. Caminhando e cantando. E seguindo a canção...

Vem, vamos embora. Que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora. Não espera acontecer...

Sentiremos saudades do nosso amigo, profissional, das brincadeiras na sala dos professores, todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos...
Os amores na mente, As flores no chão, A certeza na frente, A história na mão, Caminhando e cantando, E seguindo a canção, Aprendendo e ensinando, Uma nova lição...
ETERNAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES.....
EDISON SALAKI.....

Planejamento 2010 - Palestra: Celso Vasconcellos

Posted on quarta-feira, fevereiro 17, 2010
A Palestra com o Prof. Cesar Vasconcelos foi organizada pela coordenadora municipal de educação Maria das Graças Daemon, enfatizando o planejamento pedagógico e a importância da participação do professor em sua construção.

Prof. Celso dos Santos Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Autor dos livros: Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico; Construção do Conhecimento em Sala de Aula; Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar; (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola; Para Onde Vai o Professor - resgate do professor como sujeito de transformação; Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.

Formar o jovem como pessoa capaz de pensar, de estudar, de dirigir ou de controlar quem dirige.

Textos & Cia (Click no link)
http://www.celsovasconcellos.com.br/index_arquivos/Page1028.htm


Planejamento Escolar 2010 - Opinião: Como acontece a aprendizagem?

Posted on segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Planejamento Escolar 2010.

Posted on segunda-feira, fevereiro 15, 2010

O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos.

Planejamento Educacional é "processo contínuo que se preocupa com o 'para onde ir' e 'quais as maneiras adequadas para chegar lá', tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo" (PARRA apud SANT'ANNA et al, 1995, p. 14).

Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos (PADILHA, 2001, p. 33). Na opinião de Sant'Anna et al (1995, p. 19), esse nível de planejamento trata do "processo de tomada de decisões bem informadas que visem à racionalização das atividades do professor e do aluno, na situação de ensino-aprendizagem".